Projeto PIMADS – “Piso de Madeira Sustentável” na I Feira Florestal da Amazônia

Projeto PIMADS – “Piso de Madeira Sustentável” na I Feira Florestal da Amazônia

Na semana do dia 24 a 27 de setembro de 2013, a ANPM apresentou o projeto na 1ª Feira Florestal da Amazônia, a principal feira do setor florestal/madeireiro da região, que foi realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia em Belém/PA, Brasil.

A 1ª Feira Florestal da Amazônia foi realizada juntamente com mais dois grandes eventos: a 9ª Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro e o Fórum de Debates. Os eventos possibilitaram oportunidades de negócios e apresentaram novas tecnologias para quem trabalha no setor de produtos florestais.

Durante os quatro dias do evento, a ANPM esteve presente com a exposição e distribuição de materiais relacionados ao projeto PIMADS e estudos referentes ao setor de pisos de madeira no Brasil. O estande da associação contou com a visita de empresários, profissionais, pesquisadores e estudantes ligados a diferentes setores relacionados aos recursos florestais.

A apresentação do projeto foi realizada utilizando a exposição de pôsteres e a distribuição de folders com a descrição do projeto, objetivos, sua importância para o setor e as atividades que estão sendo realizadas.

Além da participação no estande, a ANPM realizou nos quatro dias do evento, a II Semana de Tecnologia da Madeira, que consistiu na realização de cursos técnicos para setor de produtos de madeira. Os cursos oferecidos foram:

 

– Auditoria em Certificação da Qualidade para Pisos de Madeira;

–  Secagem de Madeira;

– Básico de Madeiras e Instalação de Pisos;

– Gestão de Resíduos nas Indústrias de Madeira.

 

Todos os cursos apresentaram carga horária entre 7 e 8 horas e foram ministrados por professores, pesquisadores e profissionais com pós-graduação na área de recursos florestais e tecnologia da madeira das instituições ESALQ/USP, ANPM e XYLEMA.

A realização dos cursos consiste em uma das ações do projeto PIMADS com o objetivo de contribuir com a melhor capacitação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais que trabalham com produtos de madeira.

O resultado da feira foi bastante positivo. O evento reuniu empresários e especialistas do setor que mostraram otimismo em relação à evolução do mercado madeireiro no Brasil e sobre as perspectivas de crescimento para os próximos anos.

A participação da ANPM na feira foi muito importante para divulgar suas ações, as atividades realizadas no projeto PIMADS, divulgar as empresas associadas, os produtos de madeira e para orientar a sociedade sobre questões relacionadas à utilização das florestas e da madeira.

A divulgação de projetos relacionados ao setor é de extrema importância para que os consumidores tenham consciência de que a utilização de produtos de madeira pode ser feita de modo sustentável, respeitando a capacidade de regeneração das florestas e respeitando os aspectos sociais, ambientais e econômicos do setor.

By | 2017-05-02T10:22:44+00:00 novembro 6th, 2013|Uncategorized|0 Comments

Leave A Comment